Morre Steve Ditko, o cocriador do Homem-Aranha e do Doutor Estranho


Steve Ditko, artista da Marvel que apresentou ao mundo as teias e o uniforme vermelho e azul do Homem-Aranha e o visual psicodélico do Doutor Estranho, teve a morte confirmada por autoridades na sexta (6). Ele tinha 90 anos. Segundo a polícia, Ditko foi encontrado em seu apartamento em Manhattan no dia 29/6 e foi declarado morto. Nenhum detalhe foi divulgado na ocasião. Ditko, junto a Stan Lee, lançou o personagem Peter Parker e seu alter ego, o Homem-Aranha, no ano de 1962, na 15ª edição da revista Amazing Fantasy. Um ano depois, foi a vez de Doutor Estranho, o cirurgião que se tornou um super-herói com poderes metafísicos, ser apresentado.

Muitos quadrinistas elogiaram sua obra e influência na sexta (6). “Obrigado, Steve Ditko, por deixar a minha infância ainda mais esquisita”, disse o escritor Neil Gaiman, no Twitter. “Muitas vezes copiado. Nunca igualado. Eu sei que sou uma pessoa diferente porque ele estava no mundo”.


“A família Marvel lamenta a perda de Steve Ditko”, afirmou Dan Buckley, presidente da Marvel Entertainment. “Ele transformou a indústria e o Universo Marvel e seu legado nunca será esquecido.”

Ditko nasceu em Johnstown, na Pensilvânia (EUA), em 1927. Ele serviu ao Exército americano na Segunda Guerra Mundial e começou a trabalhar com quadrinhos na década de 1950, em Nova York, onde conseguiu trabalhar como desenhista na Atlas Comics, a empresa que se tornaria a Marvel anos depois. Ele manteve um estúdio em Manhattan até sua morte, mas não tinha parentes vivos e era extremamente recluso.

Postar um comentário

0 Comentários